Aguarde um momento por favor...

Sistema de RPG

A guerra dos deuses

Descrição

Escalar

 

Essa perícia é utilizada para escalar penhascos, alcançar o topo de uma torre ou adentrar por alguma janela dela, etc.

 

Teste: Caso obtenha sucesso no teste de escalar, o personagem consegue subir, descer ou atravessar lateralmente uma inclinação, um muro ou outra superfície inclinada (mesmo um teto com apoios), percorrendo ¼ de seu deslocamento normal. Um fracasso de 5 ou menos pontos significa que o personagem não conseguiu progredir nessa ação e um fracasso com uma margem de 6 ou maior quer dizer que ele sofreu uma queda do ponto onde se encontrava. A dificuldade do teste de escalar depende das condições da superfície, a seguir estão exemplos:

 

Exemplos de testes de escalar

Dificuldade

Uma inclinação muito acentuada para subir caminhando

0

Uma corda com nós paralela a um muro

5

Uma superfície com apoios firmes para as mãos e pés

10

Uma corda sem nós. Escalar usando somente as mãos

15

Uma superfície irregular, com apoios estreitos para as mãos e os pés

25

Uma superfície irregular, como uma parede de uma ruína

30

Atravessar o teto de um edifício somente com as mãos

30

 

* É impossível escalar uma superfície perfeitamente lisa, chata e vertical.

 

Exemplos de fatores que afetam a dificuldade da escalada

Bônus de Dificuldade

Escalar qualquer local onde seja possível se apoiar entre duas paredes opostas

Reduz em -10

Escalar um canto onde seja possível se apoiar em paredes perpendiculares

Reduz em -5

Escorregadia

Aumenta em +5

Extremamente Escorregadia (Congelada)

Aumenta em +10

 

* Esses bônus são cumulativos, então use todos aqueles que se aplicarem a situação.

 

Para escalar, as duas mãos do personagem devem estar livres, no entanto, é possível se pendurar em um muro com apenas uma das mãos para conjurar uma magia ou executar outra tarefa que exija somente a outra mão. Enquanto estiver escalando, o personagem não é capaz de se mover e evitar um ataque, logo perde seu bônus de destreza no reflexo e seu bônus de força na defesa, também é impossível utilizar um escudo durante uma escalada.

 

A qualquer momento que o personagem sofre dano enquanto estiver escalando, ele deve realizar um teste de escalar com dificuldade da superfície que ele está escalando, caso fracasse, cairá do ponto onde se encontrava, sofrendo dano de queda.

 

Posicionando Apoios para Escalar:  O personagem é capaz de criar apoios para as mãos e os pés, cravando pítons na superfície conforme escala. O processo exige 1 minuto e 1 píton a cada 90 centímetros percorridos.

 

Interrompendo a Queda: É praticamente impossível segurar em um muro para interromper uma queda. O personagem deve realizar um teste de escalar com dificuldade do muro + 30. Porém é muito mais simples segurar-se em uma inclinação, dificuldade da inclinação + 10.

 

Interrompendo a Queda de Outro Personagem: Caso um personagem esteja escalando ao lado ou acima de um aliado e sofra uma queda, este último poderá tentar segurá-lo. O personagem em queda deve estar ao alcance do aliado, que precisará realizar um ataque desarmado contra ele (Corpo a corpo) (Se desejar, a vítima é capaz de não se defender ou se esquivar). Se obtiver sucesso no ataque, o aliado realiza imediatamente um teste de escalar (Dificuldade do muro + 15). Um sucesso indica que ele apanhou o personagem em queda, no entanto, o peso da vítima e seu equipamento não podem exceder o limite de carga máxima, ou ambos cairão automaticamente. Um fracasso com uma margem igual ou inferior a 5 não consegue impedir a queda da vítima, porém um fracasso com margem 6 ou superior significa que ambos sofrem uma queda.

 

Ação: Escalar é uma variedade de deslocamento e quase sempre é considerada parte da ação de se mover. Cada ação de movimento que inclui uma escalada exige um teste separado da perícia. Interromper a própria queda ou de um aliado não exige uma ação.

Publicidade