Aguarde um momento por favor...

Sistema de RPG

A guerra dos deuses

Descrição

Observar

 

Essa perícia é utilizada para notar bandidos preparando uma emboscada, perceber um ladino escondido, identificar um disfarce, etc.

 

Teste: A perícia observar é utilizada principalmente para detectar pessoas ou criaturas escondidas. Em geral, o teste de observar é resistido pelo teste de Esconder-se da criatura oculta. Algumas vezes, o alvo não está intencionalmente escondido, mas é difícil enxerga-lo, portanto é necessário um teste de observar, nesse caso o mestre julgará a dificuldade entre um valor de 10 a 30.

 

A perícia observar também é utilizada para identificar alguém disfarçado e fazer uma leitura labial quando não é possível ouvir ou entender as palavras de um interlocutor.

 

Sempre que o personagem estiver observando distraidamente ele receberá penalidade no teste de observar, para evitar isso ele deve declarar que está vigilante.

 

Condições

Penalidades

A cada 3 metros de distância

-1

Observar distraído

-5

Sonolento (Acabou de acordar)

-4

Exausto ou tonto

-5

Gravemente ferido

-3

 

Leitura Labial: Para entender as palavras de um interlocutor usando a leitura labial, o personagem deve estar em um raio de 9 metros do alvo ou menos, ser capaz de enxergá-lo com nitidez ou distinguir sua expressão, e entender seu idioma. A dificuldade é definida com base na complexidade do discurso ou se o interlocutor for inexpressivo. É necessário manter uma linha de visão desobstruída com os lábios do alvo.

 

Complexidade ou Inexpressão

Dificuldade e Penalidade

Discurso extremamente simples

Dificuldade 5

Discurso Simples

Dificuldade 10

Discurso normal ou comum

Dificuldade 20

Discurso complexo

Dificuldade 30

Discurso extremamente Complexo

Dificuldade 40

Mais ou menos expressivo

Penalidade -5

Pouco expressivo

Penalidade -10

Expressão neutra (Não se altera com facilidade)

Penalidade -20

Nenhuma expressão

Penalidade -30

 

O valor da penalidade é subtraído do resultado do teste de observar, tornando-o mais difícil.

 

Caso obtenha sucesso no teste de observar, o personagem consegue entender o conteúdo geral de um minuto de discurso, mas sempre perderá alguns detalhes. Um fracasso com uma margem igual ou inferior a 5 pontos indica que ele não foi capaz de realizar a tarefa. Um fracasso com uma margem superior a 5 significa que ele obtém conclusões errôneas sobre o discurso. O metre deverá realizar o teste em segredo, portanto o jogador nunca conseguirá determinar se a interpretação foi correta.

 

Ação: Varia. Sempre que o personagem tiver a oportunidade de enxergar alguma coisa como um reflexo (Como quando alguém se aproximar dele furtivamente e sua sombra estiver visível por exemplo) o teste de observar não exige uma ação. Para leitura labial, o personagem deve se concentrar durante um minuto inteiro antes de realizar o teste de observar. Não é possível executar qualquer outra tarefa enquanto faz uma leitura labial.

 

Novas Tentativas: Sim. O personagem é capaz de realizar uma nova tentativa para observar algo que não tenha percebido anteriormente sem sofrer penalidades. É possível executar uma leitura labial uma vez por minuto.

 

Especial: Caso possua 10 ou mais graduações na perícia observar o personagem sempre consegue entender o conteúdo de conversas lábias completamente (Caso passe no teste) e a dificuldade dos testes de observar caem em 2 pontos (Para qualquer espécie de teste de observar); Caso possua 20 ou mais graduações na perícia observar, poderá fazer um teste para enxergar criaturas invisíveis com dificuldade 20 + nível da criatura (Criatura se aplica a qualquer ser vivo); E caso possua 30 ou mais graduações na perícia observar o personagem recebe um bônus de +5 na perícia procurar, além disso conseguira enxergar no escuro 0,5 metros a mais do que conseguiria normalmente e esse valor extra seria adicionado ao obtido pela regra de Iluminação (Para saber mais sobre essa regra consulte o Capítulo VII – Aventurando-Se).

Publicidade